Notícias

Nossas Florestas

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Para sensibilizar a população sobre a importância das florestas na manutenção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável, a ONU criou o dia internacional das florestas.

As florestas são essenciais para a manutenção da vida na Terra.

Elas são responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta, abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora, mantendo a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, fornecem-nos melhor qualidade de vida, entre muitos outros aspectos.

A comemoração da data foi estabelecida para o dia 21 de março, em virtude do inicio da Primavera no hemisfério norte de onde partiu a ideia da criação da data. Assim, no ano seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo.

De acordo com a ONU, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global) geradas pelo ser humano. Com a atual taxa de desmatamento, calcula-se que 15% do total das espécies poderão desaparecer nos próximos vinte anos.

As florestas tropicais, as mais importantes florestas que ainda sobrevivem, contêm cerca de dois terços de todas as espécies de animais e plantas. As plantas tropicais são a base para vários medicamentos úteis, além de fornecer oxigênio e purificando o ar. Além da sua capacidade de retenção de água evita desastres como deslizamentos de terras, cheias e secas.

Você Sabia?  - Dados Mundiais do Desflorestamento: A taxa de desflorestamentos anual ronda os 17 milhões de hectares, resultado da intervenção desmedida do Homem no meio ambiente com diversos objetivos, entre os quais, “a procura de madeira para alimentar as indústrias ou para os povos nativos fazerem carvão.

Pode ser também, para expandir a agricultura e a pecuária; devido aos fogos florestais e queimadas e, devido à expansão urbana” 

"Ela faz oxigênio... e o que você faz por ela?"

 

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/Floresta2016_07f34.jpg