Notícias

Combate ao Câncer

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

"Luta de Combate ao Câncer"

O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.

O câncer tem causas variadas, podendo surgir de fatores externos, como o ambiente em que a pessoa vive ou hábitos e costumes presentes em nosso dia a dia; ou também por fatores internos, que na maioria das vezes estão geneticamente predeterminados.

Cerca de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos, sendo alguns deles bem conhecidos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, vírus que podem causar leucemia, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos e fatores ocupacionais.

No Brasil, no ano passado foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros, onde são esperados mais de 500 mil novos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA)

A melhor forma de se prevenir do câncer:

-Parar de fumar; 

-Ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, 

-Diminuir o consumo de alimentos gordurosos; evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas; 

-Praticar atividades físicas regularmente; 

-Evitar a exposição prolongada ao sol; 

-Fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.

 "Contra o Câncer a favor da Vida!"

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/cancercombate02_7491a.jpg