Notícias

Tuberculose

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

O Que é TUBERCULOSE? 

É uma doença contagiosa causada pelo Bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. Cerca de metade da população acha que a tuberculose é uma doença que já foi erradicada, de acordo com Ministério da Saúde. Isso só não é verdade! e é considerado um problema de saúde pública no Brasil. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional. Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.E o dia 24 de março, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Unidades de saúde de todo o país, inclusive a que fica bem perto da sua casa, terão atividades relacionadas ao tema.

A cada ano são diagnosticados e tratados, cerca de 18 mil casos novos da doença. Isso corresponde a 287 infectados a cada 100 mil habitantes. A proporção cresce ao considerar grupos como moradores de rua e a população prisional, que é de 900 casos a cada 100 mil pessoas. Mesmo que exista mais incidência da tuberculose em determinadas regiões do país e grupos, é importante ficar claro que ninguém está livre do contágio. 

“É uma doença é altamente contagiosa, por espirros, tosse, fala e contato direto... qualquer um pode entrar em contato com um doente que nem diagnosticado está”.

Alguns pacientes, entretanto, não exibem nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam sintomas aparentemente simples, que não são percebidos durante alguns meses. Pode ser confundida com uma gripe, por exemplo, e evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. Se você ou algum conhecido seu tiver sintomas da doença, procure um posto de saúde e faça o exame de escarro. O diagnóstico sai em, no máximo, dois dias.

Quais são os principais sintomas?

- Tosse por mais de 15 dias

- Emagrecimento rápido

- Corpo febril (principalmente ao final da tarde)

- Sudorese noturna

Onde fazer o exame do escarro? No posto de saúde. Fica pronto em, no máximo, 48 horas e não dói.

Como é o tratamento? É a base de antibióticos e, se seguido corretamente, faz efeito já nos primeiros 15 dias.

Gratuito no Sistema Único de Saúde!

"A tuberculose é uma doença contagiosa causada pelo Bacilo de Koch, que ataca principalmente os pulmões.

É curável, tem tratamento, mas pode levar à morte, caso não seja tratada."


Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/cartaztuberculose_afac2.jpg