Notícias

Boa Visão

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

 A Importância da Boa Visão 

É muito importante cuidar da visão. Hoje existem 40 milhões de cegos no mundo e pelo menos metade deles poderiam estar enxergando, simplesmente conhecendo as doenças, sintomas e situações que podem levar à cegueira. Oitenta e cinco por cento (85%) do nosso relacionamento com o ambiente em que vivemos é feito através da visão.

O USO DE ÓCULOS: Não existe uma idade para o início do uso de óculos. Óculos de grau (corretivos) só devem ser usados seguindo-se a orientação do oftalmologista, após consulta com exame completo.

NO TRABALHO: O ambiente de trabalho deve ter condições mínimas de higiene, iluminação e ventilação. Quanto à vista, é imprescindível trabalhar com luz branca, sem sombra. A má iluminação ou excesso de luz causam cansaço visual e diminuição do rendimento no trabalho. Se no trabalho você ficar exposto à poeira, inseticidas, vapores , nunca deixe de usar os óculos de proteção. Não se esqueça de usá-los também em casa quando realizar tarefas semelhantes. Há mais olhos perdidos em acidentes de trabalho do que braços e pernas.

PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA: É um problema de visão para perto, inevitável após os 40 anos de idade, onde o indivíduo tem dificuldade para ver imagens próximas e vai precisar de óculos para enxergar de perto (menos de 45 cm).

CATARATA: É uma doença que diminui a visão ao tornar opaca e esbranquiçada a menina dos olhos (pupila), deixando o cristalino (lente transparente que fica atrás da pupila) com uma coloração leitosa. É comum acontecer acima dos 60 anos de idade, mas pode ocorrer antes. A catarata em adulto não é caso de urgência e nem todas as cataratas precisam ser operadas.

GLAUCOMA: É uma doença causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Atinge principalmente pessoas com idade acima de 40 anos.O desenvolvimento mais comum desta doença é silencioso - a pessoa não percebe que está com glaucoma porque não sente.

Quando perceber alguma coisa, em geral visão diminuída ou dor ocular, a doença já está avançada, há tratamentos eficientes. Às vezes, só o uso correto de colírios recomendados pelo oftalmologista é capaz de controlar a doença, impedindo, dessa forma, uma evolução para a cegueira, 80% dos casos de doenças oculares podem ser evitados ou corrigidos.

               "Veja o mundo com outros olhos, Previna-se!"

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/tecnologia_f26fc.jpg