Notícias

Síndrome de Bournout

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Doença do esgotamento profissional

A Síndrome de Burnout é uma das consequências deste ritmo atual: um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes. O próprio termo “burnout” demonstra que esse desgaste danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Afinal, traduzindo do inglês, “burn” quer dizer “queima” e “out” significa “exterior”.

Acúmulo de tarefas, cobranças excessivas, perfeccionismo e foco no trabalho como fonte exclusiva de prazer levam ao esgotamento físico e mental. 

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, bombeiros, policiais etc. As mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno

A sensação de esgotamento físico e emocional que pode se refletir em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Trazendo:Dor de cabeça, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, são alguns exemplos de manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

* Avalie quanto as condições de trabalho estão interferindo em sua qualidade de vida e prejudicando sua saúde física e mental.

 

 

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/shutterstock310940801_125ff.jpg