Notícias

Iluminação no local de trabalho

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Assegurar que os níveis de iluminação no local de trabalho contribui para um melhor desempenho, aumentar o rendimento no trabalho, a produtividade e a satisfação no local de trabalho.

Al[ém de contribuir para a redução dos riscos, quer para a ocorrência de acidentes de trabalho. Uma boa iluminação representa um conjunto de benefícios para o ser humano.

Está provado que uma iluminação artificial adequada além de diminuir a possibilidade de erro ou acidente, diminui a fadiga e exerce uma boa influência sobre a motivação do trabalhador, melhorando o ambiente de trabalho.

Estima-se também que uma boa iluminação reduz a ocorrência de erros de trabalho entre 30% a 60%, diminui o cansaço visual, dores de cabeça, náuseas e dores de pescoço que muitas vezes acompanham o cansaço visual.

Verificar uma situação de iluminação inadequada deve:

- Alertar para a situação, seja em caso de insuficiência ou excesso de luminosidade;

- Comunicar a necessidade de substituição de lâmpadas ou a detecção de qualquer dano no sistema de iluminação;

- Fazer pausas regulares, nos trabalhos com equipamentos dotados de visor/monitor em que é exigido um maior esforço visual.

Recomendações:

- Nos locais de grande permanência de pessoas devem dominar as cores neutras, para não causar fadiga e permitir ressaltar os elementos mais importantes: máquinas, obstáculos, sinalizações, etc.

- Áreas de pouca permanência (como corredores, salas de reuniões), admitem um tratamento cromático com cores mais intensas, tendo em conta o efeito que se pretende reforçar: amplitude, intimidade, relaxamento, etc.

Não ignore a luz natural! É mais agradável, mais saudável e muito mais econômica!

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/twitter115_8bc1f.jpg