Notícias

Colesterol

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023
  Colesterol

 

A falta de informações contribui para elevados índices de morte por doenças cardiovasculares. E no dia de hoje, nada é mais apropriado do que lembrar a gravidade do problema. 

Segundo pesquisas internacionais divulgada em outubro do ano passado, dois terços da população de países da América Latina, Europa e Ásia não sabem que as doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo.

Esse mesmo estudo, feito pelo instituto Adelphi International Research apontou que, no Brasil, 80% das pessoas não sabem que o colesterol alto pode causar ataques cardíacos. 

O Ministério da Saúde estima que as doenças cardiovasculares causam em média 800 mil mortes por ano no Brasil.

Como controlar a ingestão de colesterol? Sabe-se que 30% do colesterol é fornecido pelos alimentos que ingerimos —os outros 70% são fabricados pelo nosso próprio organismo. 

 O problema está em monitorar e controlar esses 30% que ingerimos, o colesterol pode ser alterado de acordo com a dieta que adotamos. Por exemplo, as gorduras de origem animal, como a manteiga, as banhas e as gorduras presentes nas carnes, facilitam o aumento do colesterol no sangue.

 A prática de exercícios também interfere nos níveis de colesterol? Embora a alimentação seja fundamental para evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares, os níveis de colesterol também estão diretamente relacionados com a prática de exercícios físicos, 

"Mais trabalho muscular, menos colesterol!".

 Como combater o colesterol alto com a alimentação? Comendo mais frutas, vegetais e cereais integrais, eles são ricos em fibras e substâncias antioxidantes.

 - Coma mais peixes marinhos como sardinha, atum, salmão, anchova, que são ricos em Ômega-3.

 - Tempere os pratos com ervas, alho e cebola; reduza o consumo de sal.

 - Utilize laticínios pobres em gordura, como leite e iogurte desnatados.

 - Reduza a gorduras saturadas, como aquelas presentes em carnes gordas e em laticínios integrais.

 - Faça uso, com moderação, de gorduras saudáveis presentes no azeite de oliva, abacate e nozes, castanhas e amêndoas.

 - Evite frituras; dê preferência a alimentos grelhados e cozidos.

 

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/08-08-Dia-Nacional-do-Controle-do-Colesterol1_10af1.jpg