Notícias

Obesidade

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

O que é Obesidade? É o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, para sua manutenção do organismo e realização das atividades do dia a dia.

A obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. 

*Diagnóstico de Obesidade: Ela é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado, revelando sobrepeso ou obesidade.

TRATAMENTO DE OBESIDADE: Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas.

Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

MEDICAMENTOS: A utilização de medicamentos contribui de forma modesta e temporária no caso da obesidade, e nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Boa parte das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reações adversas graves, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, e intestino preso.

Outro risco preocupante dos remédios para obesidade é o de se tornar dependente. O tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.

NÃO EXISTE MÁGICA! Para manter o peso dentro dos valores desejáveis é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/o-que-e-obesidade_41b77.jpg