Notícias

Hipertensão Arterial

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Os corações dos brasileiros estão doentes, maltratados pelos hábitos de vida e envelhecidos precocemente, fazendo com que as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte da população.

O que é Hipertensão Arterial? É o termo médico para pressão alta. Ela faz parte da vida de muita gente, jovens ou velhos. A hipertensão arterial é uma doença bastante comum. Para se ter ideia de sua importância, de cada dez pessoas adultas, aproximadamente duas têm pressão alta. É uma doença crónica, ou seja, que não tem cura e que vai aos poucos, silenciosamente, danificando órgãos importantes do nosso organismo, como: coração, rins e cérebro. Com o tempo, provoca insuficiência cardíaca, angina, infarto, derrame cerebral e insuficiência renal, podendo até levar à morte.

A proporção de brasileiros diagnosticados com Hipertensão Arterial aumentou nos últimos cinco anos. Cerca de 40% da população é hipertensa!

É uma doença crónica, e afeta cada vez mais a população jovem, podendo ser reversível, com hábitos de vida saudáveis.

O alerta feito pelo Ministério da Saúde, com base nos dados pela pesquisa de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas. A Hipertensão Arterial aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames cardiovasculares e insuficiência renal. Pode ainda originar cegueira, e insuficiência cardíaca.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 140 por 90. A elevações da pressão podem ocorrer com nervosismo, drogas, alimentos, álcool, até preocupações.

 

Você Sabia? Que o Sistema Único de Saúde (SUS), oferece gratuitamente todas as classes de medicamentos para o controle da hipertensão arterial.

Previna - se reduzindo o consumo de sal.

A solução não precisa estar apenas em uma caixa de remédio, mas com mudanças de hábitos!

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/news2881439494604poster_86272.jpg