Notícias

O Câncer de Mama

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

O Câncer de Mama

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Passado o impacto inicial do diagnóstico de câncer de mama, é fundamental que saiba que não está sozinha e que, com informação e tratamento adequado, tem chances de cura.

Todas as mulheres, sem nenhum histórico familiar de câncer de mama ou ovário, entre 40 e 49 anos de idade devem realizar anualmente o exame e, a partir dos 50 anos, ele deve ser realizado a cada 2 anos.

A campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".O objetivo é o diagnóstico precoce e desmistificar conceitos em relação à doença. A campanha:

-Enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;

-Informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos;

-Mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica;

-Esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento;

-Informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

A cirurgia da mama causa uma alteração significativa no órgão.

Na grande maioria dos casos ela pode e deve ser amenizada. Esse mês, o tradicional Outubro Rosa pretende conscientizar as mulheres sobre a importância de evitar a doença que é mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), depois do câncer de pele, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. 

O tratamento depende do estágio do câncer. Ele pode consistir basicamente em quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Médicos afirmam que quanto mais cedo for descoberto o problema, maiores serão as chances de cura.

Além disso, a reconstrução mamária é parte integral do tratamento. 

A autoestima da mulher costuma melhorar após a cirurgia de reconstrução.

Importante lembrar: O auto-exame das mamas é realizado pela própria mulher, apalpando os seios e ajudando no conhecimento do corpo e na identificação de tumores maiores, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde treinado e a mamografia.

Mais de 57 mil novos casos de câncer de mama, segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), sendo que foram 13.225 mortes, 120 homens e 13.225 mulheres.

“Os índices de mortalidade ainda são altos, resultados muitas vezes da dificuldade de acesso e má distribuição dos mamógrafos existentes no Brasil. ”

Procure seu médico e peça a ele que solicite o seu exame. Essa é uma atitude que faz bem para a sua saúde!

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/cancer-de-mama4a9276_5778d.jpg