Notícias

Economize Energia

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

 PROTEJA O PLANETA

Cozinhe com fogo mínimo: Se você não faltou às aulas de física no 2º grau, sabe: Não adianta, aumentar o fogo, sua comida não vai cozinhar mais depressa, pois a água não ultrapassa 100ºC em uma panela comum.

Retire da geladeira: Todos os ingredientes de uma só vez: Evite o abre-fecha da geladeira.

Coma menos carne vermelha: A criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Não é piada, aquele cheiro pavoroso das fazendas/criações de gado, é metano, um gás inflamável, poluente e megafedorento. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para produzir 1kg de carne vermelha é necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

Não troque o seu celular: Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento.

Use ventilador de teto: Na maioria das vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador de teto, o uso dos dois também é uma boa ideia de economia.

Troque suas lâmpadas: incandescentes por fluorescentes as fluorescentes gastam 60% menos energia que uma incandescente, assim você economizará 136 quilos de gás carbônico anualmente.

Não deixe seus aparelhos em standby: Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

Use a máquina de lavar roupas: Só quando estiverem cheias, selecione os modos de menor consumo de água.

Recicle: No trabalho e em casa. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

Utilize uma sacola para as compras: Sacolinhas plásticas descartáveis são um dos grandes inimigos do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou suas próprias sacolinhas plásticas.

Plante uma árvore: Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

Ande menos de carro: Use mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo (bicicleta ou a pé). Se você deixar o carro em casa 2 vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.

Lave o carro a seco: Existem diversas opções de lavagem sem água, algumas até mais baratas do que a lavagem tradicional, que desperdiça centenas de litros a cada lavagem. Procure no seu posto de gasolina.

Proteja as florestas: O papel delas no aquecimento global é crítico, pois mantém a quantidade de gás carbônico controlada na atmosfera.

Instale uma válvula na sua descarga: Instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário.

Vá de escada: Para subir até dois andares ou descer três, que tal ir de escada? Além de fazer exercício, você economiza energia elétrica dos elevadores.

Economize Água: Banhos longos, lavagens de calçadas e carros, hoje devem ser economizadas. A água não é um recurso infinito, ela é um valor precioso, e amanhã ela pode faltar a você!

 

O Planeta Agradece!

Faça sua parte, colabore com o nosso planeta. 

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/sustentabilidadeimg01011_5a406.jpg